sábado, 9 de agosto de 2008

Cafezinho antes do dejejum e diabetes


Beber uma xícara de café antes de tomar um café-da-manhã completo, com direito a um cereal pobre em açúcar, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo estudo da Universidade de Guelph, no Canadá. O diabetes é um distúrbio causado pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina de exercer seus efeitos, fazendo com que o organismo não consiga obter a energia dos alimentos de forma adequada, e aumentando os níveis de glicose (açúcar) no sangue. E, de acordo com os pesquisadores canadenses, a cafeína pode alterar essa resposta do organismo ao açúcar no sangue, aumentando os riscos de diabetes.

No estudo, os pesquisadores avaliaram as diferenças na resposta do organismo de dez homens saudáveis ao beberem café normal ou descafeinado uma hora antes de tomar um café-da-manhã com cereal com baixo teor de açúcar ou com cereal com níveis moderados de açúcar.

Os resultados indicaram que, entre aqueles que beberam café normal antes da refeição com cereais pouco açucarados, os níveis de glicose eram 250% mais altos do que naqueles que beberam a bebida descafeinada.

De acordo com os pesquisadores, a cafeína interfere na resposta à insulina, e "nos faz resistentes à insulina, o que, por sua vez, faz nossos níveis de açúcar aumentarem". E esses diversos "picos" na glicose têm um efeito adverso na saúde e aumentam os riscos de desenvolver diabetes tipo 2.

(American Journal of Clinical Nutrition, maio de 2008)
fonte:http://www.michelsonvidasaudavel.blogspot.com/

Nenhum comentário: