sábado, 23 de agosto de 2008

Correr no frio faz mal?


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Correr em temperaturas baixas, correr no frio, tanto ao ar livre como em lugares fechados de uma academia, não faz mal desde que algumas precauções sejam tomadas.

Nosso corpo não deve ficar exposto a temperaturas frias repentinamente, o contato do corpo com uma temperatura mais baixa do que o meio ambiente deve ser progressivo, inicialmente o corpo deve estar convenientemente agasalhado mas não excessivamente. Deve-se iniciar a atividade com um trote bem lento e procedimento do alongamento de igual forma, o corpo transpirando não é significado de aquecimento completado.

Após o trote lento e o alongamento, trotar mais alguns minutos, para desta forma iniciar o treinamento com alguns tiros progressivos de 20 a 30 metros, sem problemas de contusão. Mesmo no frio, não usar agasalhos, apenas camiseta e calção.

Correr no frio é agradável e promove melhores performances, logicamente não existindo problemas de saúde. Durante muitos anos fizemos treinos em Campos de Jordão, Arequipa, Ibiúna, e cidades como Milão, Firenze Valtelina e cidades da Suíça no período do inverno e nunca tivemos problemas de contusão ou baixa performance. Boas corridas neste inverno a todos.


Resposta do ex-treinador Nilson Duarte Monteiro

Depende do frio! Correr com temperaturas entre 12° e 20° é excelente, pois o treino rende mais, abaixo ou acima dessas temperaturas, o corpo queima mais calorias para manter o aquecimento, enquanto que no calor, queima mais calorias para mantê-lo resfriado, com isso a hidratação é um fator importantíssimo nos treinamentos em temperaturas adversas.

O que eu não me conformo, é ver atletas treinando em temperaturas adversas dizendo que estão se aclimatando. Em temperaturas adversas o treinamento ideal para aclimatação é o trote, só para sentir o Sol na moleira ou o frio congelante. Nunca ouvi dizer que treinar em temperaturas adversas o treinamento renda, pelo contrário, o desgaste é tremendo, o efeito pode ser devastador.

O cara que quiser treinar em temperaturas adversas, vai ter que ter uma hidratação excelente, assim como uma alimentação muito bem balanceada, e como sabemos, nossos atletas não tem bala na agulha para ter uma alimentação de excelência. Então o melhor é procurar treinar em temperaturas agradáveis para que o desgaste não seja alto e com isso o treinamento renda aquilo que se espera.

Corredores de longas distâncias, deveriam fazer como os nadadores, começar o treinamento antes que as galinhas acordem. Quem treina no calor é velocista, que precisa de um aquecimento contínuo, corredor de fundo tem que treinar no fresquinho.

É isso, quer um bom rendimento no treino, então evite temperaturas extremas, tanto para mais quanto para menos, o ideal é aquela faixa que expus acima.

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/index.html

Nenhum comentário: